|
||
A UNIP é a primeira campeã da Fase São Paulo dos Jogos Universitários Brasileiros 2020. O título veio no futebol, no último domingo, e com isso a vaga para a Fase Nacional do JUBs de Futebol, que será realizado do dia 15 a 21 de março. A UNIP é a atual campeã da Fase Nacional JUBs de futebol, vice campeã panamericana (FISU América Games) e sétima colocada na Copa do Mundo Universitária e, agora, com o título garantiu vaga para a competição final de 2020.
A disputa do futebol aconteceu no último final de semana, sábado, dia 29 de fevereiro e, domingo, 1º de março, no Centro Olímpico. A competição precisou ser antecipada no calendário da FUPE devido ao Brasileiro ser realizado agora no começo do primeiro semestre, com isso, participaram apenas USP, UNIP, UNISANTANNA e UFSCAR.
No sábado, a UNIP enfrentou a USP e venceu com tranquilidade pelo placar de 2 x 0. Já UNISANTANNA e UFSCAR fizeram um jogo acirrado pela outra semifinal, com chances claras de gols para ambas as equipes. A UFSCAR foi mais efetiva, convertendo as oportunidades em gols e venceu por 2 x 0.
Apesar do pouco tempo de preparação, as equipes vieram muito bem montadas e proporcionaram grandes jogos. Na classificação final, a UNIP foi a campeã após vencer por 2 x 0 a UFSCAR na final. Já a SANTANNA ficou com o terceiro lugar após vencer a USP por 6 x 0 na disputa pelo bronze.
O jogo
UNIP e UFSCAR já haviam realizado uma grande partida na semifinal do JUBs Fase São Paulo de 2019, na época, a UNIP levou a melhor nos pênaltis passando de fase. Para a final de 2020, era de se esperar uma grande disputa novamente.
O começo de jogo foi bem acirrado, ambas equipes estavam com alto nível de concentração. A UNIP pressionava a saída de bola da Federal, dificultando a troca de passes da equipe de São Carlos. As duas equipes tiveram boas chances de gol no primeiro tempo, mas foi a UNIP quem abriu o marcador. O gol, feito pelo camisa 18 Murilo Nascimento, saiu de cabeça após cobrança de escanteio. Em menos de um minuto depois, Murilo mais um, o segundo gol da partida e de sua universidade: após bola rebatida no meio campo, a bola passou pela zaga e o goleiro não conseguiu sair a tempo de evitar o toque do atacante, que mandou a bola pro fundo da rede. A UNIP foi para o intervalo com vantagem de 2 x 0 no placar.
Para o segundo tempo, a UFSCAR mudou seu esquema de jogo, passando a atuar com 3 zagueiros e colocando mais dois atacantes na partida na volta do intervalo. As alterações funcionaram e a equipe passou a pressionar e comandar o jogo, o gol saiu com Vitor Barrionuevo, ele recebeu a bola, fez o pivô e tocou no canto direito do goleiro.
O gol incendiou ainda mais a Federal, a equipe foi pra cima da UNIP, que naquele momento da partida não conseguia encaixar os contra-ataques. O time de São Carlos teve chances de empatar o jogo em alguns lances rebatidos na área. Mas como diz a máxima do futebol, “quem não faz leva” - a UNIP no finalzinho da partida conseguiu o terceiro gol. O camisa 16, Rodrigo, recuperou a bola e fez um belissimo lançamento para Murilo, que saiu no mano a mano com o goleiro e não desperdiçou, dando números finais na partida e garantindo o ouro.
Além da medalha de ouro e do hat trick, Murilo Nascimento foi eleito o melhor atleta da final pela equipe de arbitragem. A UNIP segue imparável no JUBs Fase São Paulo.
UNIP já está classificada para o JUBs, demais universidades aguardam vaga
A Fase Nacional do JUBs de Futebol será realizado agora, dos dias 15 a 21 de março em Rio Verde, Goiás. O evento valerá vaga para o FISU América Games - Jogos Panamericanos Universitários, que será disputado em de 30 de maio a 10 de junho na cidade de Merida no México.
A UNIP já tem vaga garantida na competição e a agora a Federação tenta a segunda vaga para a UFSCAR (em 2019 UNIP e UFSCAR participaram da Fase Nacional do JUBs de Futebol). |