|
||
Nos dias 21 e 22 de setembro de 2019 rolou no CEPEUSP o Campeonato Paulista Série Diamante em comemoração aos 85 anos da FUPE. O evento contou com a participação de Universidades do estado inteiro e teve recordes de inscritos, além disso, duas novas modalidades foram adicionadas ao quadro da FUPE: cheerleading e futevôlei.
Foram 13 modalidades disputadas em dois dias (com exceção do rugby que aconteceu no dia 29, e o atletismo no dia 06): Jiu Jitsu, xadrez, judô, tênis, tênis de mesa, cheerleading, rugby, beach tennis, futevôlei, basquete, futsal, vôlei, handebol e futebol.
Foram 2.233 atletas inscritos e um total de 85 entidades/atléticas, com destaque para a USP com a LAAUSP e as Atléticas que tiveram 592 participantes, a UNISANTANNA com 336 participantes, o Mackenzie com 336 e a UNICAMP com 273 atletas inscritos. Além disso, tivemos a participação de 52 atletas masters (formados) nas modalidades individuais.
As modalidades com destaque de atletas inscritos foram: o xadrez com 202 atletas, o atletismo com 652 atletas, o tênis com 82, o tênis de mesa com 92 atletas, e o jiu jitsu e o rugby com 120 e 300 atletas respectivamente.
A competição foi viabilizada em parceria com a Associação Desportiva Gulo e com o apoio do vereador Caio Miranda Carneiro, da USP, e da Secretaria Municipal de Esportes, por meio do Secretário Carlos Bezerra Júnior. Há 3 anos apoiando o esporte universitário, o vereador da cidade de São Paulo, Caio Miranda, reforça: "o CPU de 85 Anos consolidou nosso apoio que já tem sido constante, e o número de inscritos mostra a força e a importância do esporte universitário na cidade e no Estado de São Paulo".
O apoio da prefeitura possibilitou que a edição tivesse inscrições gratuitas, o que contribuiu diretamente para o sucesso no número de inscritos.
O evento contou também com uma área de convivência composta por fisioterapeutas, locais de descanso, venda de açaí dá Fruto Brasileiro, ação da CIEE com stand e explicação dos estágios e cursos, ação da Nissin com distribuição de Cup Noodles para os atletas e show da banda Atol das Rocas.
Xadrez tem categorias igualitárias e mais de 200 atletas inscritos
Pela primeira vez na história da FUPE o xadrez teve disputas mistas. Para isso foi formada uma comissão feminina para decidir qual seria o melhor formato, visando valorizar as atletas, e a decisão foi unânime: a realização de um torneio absoluto.Nisso, o xadrez se dividiu nas seguintes formas de disputa: Série Diamante/Ouro absoluto (categoria formada por atletas que tem rating na federação (FIDE), a categoria Prata (com maior número de inscritos e atletas “não federados”, e a categoria Masters (formados).E a grande campeã da série Diamante foi a atleta e estudante de química do Mackenzie Julia Alboredo: “Comecei a jogar com seis anos e não parei mais, e por conta disso eu fui campeã brasileira e consegui bolsa na Faculdade”. O Mackenzie foi inclusive a delegação campeã e com mais inscritos na competição de xadrez.Confira o video com a entrevista da atleta Julia Alboredo Estreia de novas modalidades: Cheerleading e FutevôleiO campeonato marcou ainda a estreia de duas novas modalidades no quadro de competição da FUPE, o Cheerleading e Futevôlei. Apesar do baixo número de inscritos a oportunidade de contar com as essas disputas foi muito importante para o desenvolvimento das modalidades.
Futevôlei:Foram duas duplas masculinas e duas mistas inscritas no Futevôlei, o sistema de disputa foi jogo único, e o campeão ficou com o título. O campeão do masculino e do misto foi a Unifesp Baixada Santista, e o vice-campeão foi a Instituição FESB representado pela Atlética La Hermandad.O atleta Dylan Vancini Pupo falou sobre a modalidade que está em ascensão: “Foi uma experiência muito gratificante, foi a primeira vez que jogamos futevôlei, eu e meu parceiro viemos do futsal, e há dois meses estamos treinando a modalidade especificamente para este campeonato, e experiência foi única, nos deu vontade de continuar participando de outros campeonatos.”.
Roberto Junior, atleta que representou São Paulo no Brasileiro Universitário, é atualmente técnico da Unifesp e inclusive abriu uma escolinha da modalidade após a competição: “Após a divulgação do Campeonato Paulista, nós fomos disputar o Brasileiro pela FUPE, e então formamos a escolinha de futevôlei lá em Santos, e a adesão tem sido muito alta, temos uma boa relação com a Unifesp e estamos conseguindo incentivar e impulsionar a modalidade”.
CheerleadingA competição de Cheerleading Universitário foi de nível 2 (padrão no Brasil) e contou com a participação de 5 equipes: UFSCar (Cheerleading Ufscar), Poli USP (Olympus), Unicamp (Black Bears), Pirassununga (Wolfleaders) e ECA USP (Goldens).As categorias disputadas foram TEAM CHEERS (grupo), BEST CHEER (individual) , STUNT GROUP COED (até 5 pessoas) e ALL GIRL (grupo só com meninas). Os vencedores do BEST CHEER foi a USP Pirassununga no feminino e a ECA USP no masculino, a UFSCAR foi a campeã do STUNT GROUP COED e a ECA do ALL GIRL.
A classificação por equipes ficou:1- UFSCar (Cheerleading Ufscar)2 - Poli USP (Olympus)3 - Unicamp (Black Bears)4 - USP Pirassununga (Wolfleaders)5 - ECA USP (Goldens)
William, um dos organizadores da modalidade comentou sobre a importância do espaço para o Cheer: “Acredito que ter espaço pro Cheerleading ser reconhecido como modalidade esportiva juntamente com as modalidades tradicionais é fundamental pro crescimento do esporte no Brasil. Através da visibilidade que conseguimos atrair na FUPE, podemos mostrar a importância que ser líder de torcida tem atualmente no cenário esportivo universitário e o quanto o Cheerleading see desenvolveu no Brasil nos últimos anos, o que vai ao encontro do cenário internacional, em que a modalidade atualmente figura como uma das reconhecidas pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) e que portanto sua evolução será amparada nos próximos anos.”.
Confira os campeões e vice-campeões do evento:
Com as maiores delegações do evento, UNISANTANNA, MACKENZIE e USP também se dividiram nas conquistas.
A UNISANTANNA esteve na liderança em 6 modalidades (Jiu Jitsu, Rugby Feminino, Rugby Masculino, Basquete Feminino, Futsal Masculino e Futebol Masculino), além de garantir o segundo lugar no handebol feminino, vôlei feminino e atletismo e o bronze no Judô.
Já o Mackenzie levou a melhor em cinco modalidades (Judô, Xadrez, Tênis, Handebol Feminino e Handebol Masculino), e a anfitriã, USP, se garantiu no 4 (Futsal Feminino, Vôlei Feminino, Futebol Feminino e Vôlei Masculino)
INDIVIDUAIS (somou-se os pontos ou medalhas obtidas pela entidade em todas as categorias e naipes da competição)Jiu Jitsu: Unisantanna, Mackenzie e Anhanguera;Judô: Mackenzie, UNG e Unisantanna.Xadrez: Mackenzie;Atletismo: UNIP, Unisantanna e USP;Tênis de Mesa: UFABC, POLI USP e Santanna;Tênis: Mackenzie, Santo Amaro e Poli, FFLCH e Ufscar;
COLETIVAS (Campeões e vice campeões)Rugby Feminino: Unisantanna e Feaodonto;Rugby Masculino: Unisantanna e Unicamp;Basquete Feminino: Unisantanna e Mackenzie;Basquete Masculino: Uniararas e Ufscar:Handebol Feminino: Mackenzie e Unisatanna;Handebol Masculino: Mackenzie e USPFutsal Feminino: USP e Mackenzie;Futsal Masculino: Unisantanna e Unesp;Futebol Feminino: USP;Futebol Masculino: Unisantanna e Anhanguera;Vôlei Feminino: USP e Unisantanna;Vôlei Masculino: USP e Ufscar.
CONFIRA AS FOTOS DO EVENTO (mais fotos no site da Revista Beat - Clique Aqui
|