|
||
Numa das partidas mais emocionantes das finais do Campeonato Paulista Universitário/Conferência de São Paulo, a Politécnica USP e Faculdade Zumbi dos Palmares presentearam o público com um jogo de tirar o fôlego.
Estavam frente a frente duas forças do basquete universitário paulista com histórias bem diferentes. De um lado, uma das Atléticas mais antigas de São Paulo, sócio fundadora da Federação Universitária Paulista de Esportes, do outro, a novata Zumbi dos Palmares, que entrou no cenário esportivo universitário apenas em 2013.
O jogo reeditou a abertura da competição, quando a Politécnica derrotou a Zumbi dos Palmares por 36 x 29. Entretanto, durante toda a partida pareceu que, dessa vez, a história seria outra.
A Zumbi dos Palmares liderou por toda a partida, ditando o ritmo de jogo, conseguindo abrir quase dez pontos em algumas oportunidades. A Politécnica parecia não se encontrar na partida.
Pouco a pouco a equipe uspiana fez valer sua tradição, mostrou que está acostumada a decisões e se aproximou no placar conquistando um empate épico. Faltando 20 segundos do último quarto, perdia por 5 pontos, e com duas cestas, sendo uma de 3 pontos, chegou à igualdade no limite do cronômetro (44 x 44).
Claramente abatida, a Zumbi dos Palmares não conseguiu encaixar seu jogo na prorrogação, perdeu 6 lances livres, e viu a Politécnica USP passar a frente e fechar o jogo em 49 x 46. |